Skip to main content

Cães de Pelagem Longa

Há muitas vantagens maravilhosas em ter um cão de pêlo comprido. Eles são divertidos de aconchegar, muitas raças perdem menos do que seus primos de pêlo curto e, com os devidos cuidados e cuidados, são excepcionalmente bonitos. Por outro lado, todo aquele cabelo extra pode agir como velcro, acumulando folhas, sujeira e, o pior de tudo, cocô. Então, você deveria limpar o traseiro de um cachorro nesse cenário?

O seu cachorro de pêlo comprido já foi vítima do temido “cocô”? Nesse caso, continue lendo para obter dicas e truques que podem ajudá-lo a prevenir e gerenciar esse problema.

1. Mantenha o cabelo bem aparado

Quer você prefira o pelo do seu cão longo e sedoso ou cortado curto em “corte de cachorrinho”, a escovação é essencial para evitar o emaranhamento fecal. De acordo com o AKC, os cães precisam de cuidados uma vez por mês, dependendo da raça, comprimento do cabelo e tipo de pelagem.

Se você for a um tratador de cães de pelagem longa, peça-lhe que apare bem ao redor do ânus, das patas traseiras e sob a cauda. Muitas pessoas também solicitam um corte curto ao redor do pênis ou da vulva. Isso evita manchas de urina e reduz a probabilidade de infiltração de matéria fecal no trato urinário e causar infecção. Este tipo de acabamento higiênico é frequentemente chamado de “remendo de penico”.

Cuidados domiciliares, como escovação, banho e limpeza de manchas, são essenciais para pais de cães de pêlo comprido. No entanto, o corte deve ser deixado para os profissionais, a menos que você tenha treinamento e experiência em tosadores.

2. Alimente uma dieta rica em fibras e de alta qualidade

Fezes moles e soltas têm muito mais probabilidade de ficar presas no cabelo do seu cão do que fezes firmes e bem formadas. Para cães sem problemas intestinais, uma dieta consistente de alta qualidade deve ser suficiente para conseguir movimentos intestinais saudáveis.

Quer você prefira ração comercial para cães, refeições caseiras ou uma dieta crua, certifique-se de que seu filhote receba todos os nutrientes essenciais de que necessita. Além disso, certifique-se de que eles consumam uma quantidade adequada de fibras.

3. Consulte o seu veterinário

Cocô emaranhado no cabelo ao redor do ânus de um cachorro é tão comum que até tem um termo veterinário: pseudocoprostase. Se não for tratada, pode tornar-se muito mais do que apenas um problema de higiene. A combinação de matéria fecal e pêlo pode obstruir completamente o reto, impossibilitando o seu cão de fazer cocô. Saber disso torna a limpeza do traseiro do seu cão um pouco menos terrível.

“Não conseguir evacuar é um grande problema”, diz a Dra. Ann Hohenhaus, médica do Animal Medical Center de Nova York, “e seu cão pode começar a vomitar, parar de comer ou até desenvolver assaduras sob o pelo emaranhado e as fezes. ”

Se o seu cão sofre de fezes cronicamente moles, prisão de ventre ou impactações fecais, consulte o seu veterinário. Eles farão testes laboratoriais para determinar se seu filhote tem parasitas, uma infecção ou uma condição crônica como doença inflamatória intestinal. Seu veterinário também pode ajudá-lo a formular um plano de dieta saudável.

4. Mantenha os lenços à mão para uma limpeza rápida

Infelizmente, é provável que um pouco de cocô fique preso no pelo do seu cachorro de pêlo comprido de vez em quando. Limpá-lo rapidamente quando as fezes ainda estão úmidas e flexíveis ajudará a evitar que um pequeno problema se transforme em um problema muito maior.

Toalhetes úmidos são suaves para a pele do seu cão e ajudam a desodorizar o cabelo durante a limpeza.

5. Use shampoo sem água entre os banhos

Os shampoos sem água são uma ótima maneira de limpar as nádegas do seu cão entre os banhos. O banho excessivo pode secar a pele do seu cão e deixar o cabelo opaco e sem vida. Os shampoos sem água removem as fezes e deixam seu cão fresco e limpo, sem a provação de um banho completo.

Claro, você deve sempre limpar o traseiro do seu cachorro quando ele ficar sujo. No entanto, essas dicas podem ajudá-lo a evitar melhor o infeliz “cocô na bunda”. Seu cachorro vai agradecer por isso no longo prazo.

Relacionados:

João Cachorro

Sou João, um Caramelo sonhador com um quê de Pastor Alemão. Apaixonado por desvendar as alegrias caninas, aqui compartilho minhas aventuras e dicas para a vida pet. Entre uma brincadeira e outra, escrevo para ajudar você a entender melhor seu amigo de quatro patas. Junte-se a mim nessa jornada cheia de patas e corações felizes! 🐾 João